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A limpeza e a higiene estão em foco, neste momento, mais do que nunca.
Quando a pandemia COVID-19 começou a varrer o mundo, as pessoas compraram produtos de higiene em velocidade recorde. Espaços corporativos limpos e higienizados já eram importantes para os colaboradores – diversos estudos comprovam a conexão direta entre locais de trabalho limpos e organizados e a produtividade e satisfação dos membros da equipe. Mas, agora, os colaboradores estão, ainda mais, propensos a esperar e valorizar espaços limpos para exercer suas atividades, na volta ao trabalho presencial.

Ao estabelecer protocolos que promovem ambientes de trabalho higiênicos, profissionais de facilities podem ajudar os ocupantes dos espaços, sob sua responsabilidade, a se sentirem mais seguros e aumentarem sua produtividade. Além disso, podem diminuir o absenteísmo por enfermidades e possíveis reclamações trabalhistas.

Agora, facilities e gestores devem concentrar sua atenção diretamente na promoção da higiene. Vamos ver como?

Comece trabalhando nas três práticas a seguir:

1. Mantenha e revise os contratos com uma variedade de especialistas em limpeza. Um limpador de vidros, especializado, não é necessariamente um limpador de piso especializado. Ao invés de contratar uma empresa de zeladoria especializada em tirar o pó e esvaziar o lixo para realizar todas as tarefas de limpeza, identifique especialistas para cada tipo de trabalho. Em seguida, conduza auditorias regulares com cada fornecedor.
A auditoria deve focar dois objetivos. Primeiro, ela garante que altos padrões sejam atendidos. Para isso, as auditorias devem fornecer documentação compartilhável e clara. Em seguida, devem aderir ao estilo de gerenciamento transparente desejado, criando confiança e garantia, oferecendo dados aptos a serem divulgados com os colaboradores.

2. Avalie os níveis de qualidade do ar interno, umidade e temperatura. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, os trabalhadores americanos gastam 90% do tempo em ambientes corporativos ou comerciais fechados, o que deve ser uma média muito próxima da brasileira. Por isso, a qualidade do ar interior tornou-se uma grande preocupação. O ar interno contaminado com poluentes, como partículas, mofo, agentes biológicos, fibras de amianto, ozônio e outros itens podem causar problemas de saúde no curto e no longo prazo. De congestionamentos nasais e gargantas irritadas a doenças cardíacas e até certos tipos de câncer, problemas de saúde relacionados com a má qualidade do ar interno podem prejudicar a reputação do espaço – que pode ser o seu.

Os profissionais de facilities responsáveis pelos sistemas de qualidade do ar devem buscar alternativas para métodos de limpeza de carpetes que evitem a umidade – como extração de água quente – e evitem problemas de saúde dos funcionários relacionados à má qualidade do ar interno. Sem dúvida, a adoção de um sistema programado de higienização a seco deve levar à redução no absenteísmo do colaborador e elevar a produtividade – e, muito provavelmente, à renovação do contrato, no caso de empresas de facilities terceirizadas.

3. Avalie os melhores níveis de iluminação e ruído para segurança e eficiência. Quando a American Society of Interior Designers – Sociedade americana de Designes de Interiores – renovou sua sede, há alguns anos, a organização fez experiências com o design do espaço, levando em consideração a iluminação, a acústica, a qualidade espacial e a qualidade do ar interno. As pesquisas concluíram que ao melhorar o design, poderiam diminuir o absenteísmo dos colaboradores em 19%, e elevar seu desempenho para 90%.

Buscar a melhor combinação de iluminação artificial e natural requer experimentação. No entanto, pode render significativamente, pois os colaboradores não precisam mais lidar com o cansaço visual. Da mesma forma, um bom design acústico nos espaços corporativos e comerciais pode absorver ruídos desnecessários e ajudar as pessoas a se concentrarem e se comunicarem com mais eficiência.

Manter um ambiente corporativo higienizado exige reflexão. Mas, uma vez que os procedimentos adequados estejam definidos em protocolos, são bastante simples e eficientes. As empresas de facilities terceirizadas precisam manter colaboradores felizes e leais. E uma atmosfera leve e higienicamente segura é o mais importante para eles.

Precisa de ajuda no na reabertura do seu espaço? Converse conosco. Nosso time de técnicos está preparado para o oferecer a melhor relação qualidade do ar interno X higienização de carpetes.

*Baseado no artigo de Stephen Lewis, diretor técnico da milliCare Internacional, para Facility Executive®. Creating Inteligente Buildings.

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