Buscar por...

A qualidade do ar interno (QAI) vem ganhando cada vez mais relevância na agenda dos gestores e das autoridades sanitárias. Normas, resoluções e inspeções já são parte da rotina das empresas e a tendência é de ampliação e endurecimento dos controles.

Afinal, passamos mais de 90% do nosso tempo em ambientes fechados, e há inúmeros estudos que indicam o impacto que a QAI tem na nossa saúde, capacidade de desempenho das tarefas e, até na cognição.

Porém, mais importante, ainda, é considerar a Qualidade Ambiental Interior. Um conceito mais completo que inclui, não somente a qualidade do ar dos ambientes, mas outras condições igualmente relevantes para a saúde, como iluminação, acústica e temperatura. Uma boa qualidade ambiental interna pode melhorar a experiência dos funcionários no trabalho, reduzir o estresse e melhorar a saúde e o bem-estar e, portanto, aumentar a produtividade.

Como você pode melhorar a Qualidade Ambiental Interior do seu site? Veja alguns tópicos que você deve considerar.

  1. AVAC

Seu sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado – ou climatização, desempenha papel importante na Qualidade Ambiental Interior. Além de afetar a qualidade do ar interno, mantendo o espaço bem ventilado, é essencial para manter o nível de conforto térmico. A temperatura é uma das reclamações mais comuns dos funcionários sobre as condições de trabalho em escritórios. Garantir que o sistema de climatização receba manutenção regularmente, com especial atenção aos filtros de ar, com base no número de horas de ocupação do site, é essencial para manter a qualidade do ar interno e o conforto térmico nos níveis ideais.

  1. Limpeza

Um cronograma regular de limpeza e manutenção é um componente vital para criar um espaço agradável e um ambiente positivo para seus funcionários e visitantes. Mas verifique com a sua limpadora que tipo material está sendo usado para a realização do trabalho. Produtos quimicamente agressivos liberam elementos, no ar, tão prejudiciais à saúde quanto a poeira e germes que estão limpando.

A limpeza de carpetes também pode afetar positivamente a qualidade do ar interno, removendo sujeira, alérgenos, COVs – Compostos Orgânicos Voláteis e outros poluentes. Certifique-se de contratar um serviço especializado para a manutenção dos mesmos.

  1. Piso

Sua escolha do tipo de piso pode afetar a sua Qualidade Ambiental Interior de várias maneiras. Por exemplo, a manutenção de pisos de placas de vinil pode liberar partículas de cera que serão absorvidas pelo sistema AVAC e, portanto, pelo sistema respiratório das pessoas. Ao contrário, as placas de carpete são capazes de reter resíduos e alérgenos do ar nas suas fibras, agindo como um filtro para manter esses contaminantes fora da zona de respiração, até que possam ser removidos por aspiração.

A escolha do piso também afeta a acústica. Os níveis de ruído podem impactar negativamente a Qualidade Ambiental Interior e a produtividade dos funcionários. Particularmente em escritórios abertos, onde não há paredes para bloquear o som, o piso pode ter um impacto significativo nos níveis de ruído. Um espaço mais silencioso pode aumentar a produtividade e diminuir o nível de estresse.

  1. Iluminação

Espaços claros e bem iluminados são mais acolhedores para funcionários e visitantes. Especialmente, a luz natural, comprovadamente, melhora a saúde e o bem-estar das pessoas. Aproveite, ao máximo, a luz natural dentro das suas instalações. Considere usar vidro para dividir ambientes, ao invés de paredes opacas ou converter alguns ambientes fechados em um escritório aberto para permitir que a luz viaje pelo espaço. Esta, aliás, é uma das tendências dos espaços de coworking que vem ganhando cada vez mais adeptos pelo aumento de produtividade que promovem.

  1. Plantas

Algumas plantas de interior podem ajudar a filtrar e melhorar a qualidade e a circulação do ar interno. Algumas das plantas consideradas eficazes para o aprimoramento da qualidade do ar interno, segundo um estudo da NASA, são a samambaia, o pothos de ouro, a dracena, a areca bambu e o lírio da paz. Mas as plantas impactam mais do que apenas a qualidade do ar. Elas também podem afetar positivamente o humor dos ocupantes das suas instalações, reduzindo o estresse, aprimorando a criatividade e a clareza de pensamento.

Se você está interessado em melhorar sua Qualidade Ambiental Interior, a milliCare pode ajudar. Entre em contato conosco para descobrir como nossos serviços podem impactar positivamente as suas instalações.

Endereço:Av. Afonso Mariano Fagundes, 270 - Saúde - São Paulo - SP - CEP 04054-000

Associada:

 

Membro:

Copyright © | Todos os direitos reservados. "milliCare" é uma marca registrada da Milliken Services, LLC