Buscar por...

A empresa compartilha seu conhecimento sobre a relação entre revestimentos têxteis com a qualidade do ar interno, participando do Plano Nacional de Qualidade do Ar interno – PNQAI – do qual Paulo Jubilut, CEO da milliCare Brasil é vice-presidente.

O impacto da higienização adequada de têxteis – carpetes, tapetes e estofados – na saúde das pessoas, nos ambientes internos é um dos pilares do conceito de manutenção da milliCare, desses revestimentos, desde o início de suas operações.

Sua metodologia exclusiva de limpeza não só higieniza e prolonga a vida útil dos têxteis como previne o aparecimento de doenças respiratórias e alergias e outras mais sérias, como o câncer, nas pessoas.

Como? Carpetes, tapetes e estofados, quando mantidos adequadamente, funcionam como um filtro que capturam partículas nocivas à saúde contribuindo eficazmente com a qualidade do ar interno. Porém, como todo filtro precisa ser limpo com regularidade e através de técnicas corretas para cumprir o seu papel.

A metodologia cientificamente comprovada do processo milliCare, inclusive, permite a empresa fornecer, aos seus clientes, laudos microbiológicos da qualidade do ar interno – emitidos por laboratórios terceiros e reconhecidos -, antes e depois, das higienizações.

Durante décadas, entretanto, esse conhecimento, foi pouco – ou praticamente nada – divulgado. Ao contrário, atribuía-se aos revestimentos têxteis, principalmente aos carpetes e tapetes a maioria das alergias e doenças respiratórias.

Virando a mesa

No início da pandemia do COVID-19, em 2020 o quadro se agravou, quando fontes diversas chegaram a recomendar a retirada de carpetes dos ambientes por serem considerados agentes contaminantes do vírus.

Com base no seu conhecimento das propriedades dos têxteis na qualidade do ar interno, a milliCare propôs a à ABRITAC – Comitê de Tapetes, Carpetes e Capachos – da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – a criação de um guia, definitivo e avalizado pela indústria, de manutenção e higienização destes revestimentos. O trabalho reuniu um comitê de fabricantes, arquitetos, empresas de manutenção e limpeza, de ar-condicionado, acadêmicos da USP, profissionais de engenharia e tecnologia (eTICs e IoT), especialistas em controle da qualidade ambiental interna e representantes de entidades de FM e associações de limpeza e conservação, sob a coordenação da milliCare Brasil, que resultou no Guia Oficial ABRITAC – Comitê de Tapetes, Carpetes e Capachos ABIT.

Durante os trabalhos do comitê a milliCare foi além: foi buscar informação e promoveu webinars com pesquisadores do Institute of Technology Bombay cujos estudos comprovaram que o vírus, ao contrário do que se acreditava sobrevive por menos tempo – na verdade poucas horas – sobre superfícies porosas, comparado às superfícies duras. Acompanhou e compartilhou pesquisas de monitoramento de qualidade do ar conduzidas por startups em hospitais públicos e estreitou a relação da empresa com especialistas em QAI e Saúde Ambiental.

PNQAI

Todo esse conhecimento acumulado chamou a atenção do PNQAI, uma proposta de organização da sociedade civil para a formação de uma política pública a respeito do tema, que conta no momento com o apoio de mais de 30 entidades.

O Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno é uma iniciativa do Qualindoor com o objetivo do desenvolvimento de ações de forma colaborativa para mobilização da sociedade e à adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos, tornando-os saudáveis e mitigando os efeitos nocivos de espaços insalubres, que afetam a saúde e capacidade produtiva das pessoas.

Os especialistas são todos voluntários e, a convite do presidente Leonardo Cozac, Paulo Jubilut foi convidado para assumir a vice-presidência do projeto.

“Entendemos que nossa missão vai muito além dos negócios, diz Jubilut. Estamos, aqui, para disseminar nosso conhecimento em prol de um planeta e sociedade mais saudáveis. Temos imenso prazer em contribuir porque entendemos que a questão do ar interno é social: proteger as pessoas e oferecer informação qualificada na nossa especialidade.

Na pessoa de seu CEO, a milliCare, nos próximos meses, participará de treinamentos, capacitações e na construção de políticas públicas que apoiem a conscientização dos efeitos do ar interno e o que, praticamente, pode ser feito para mitigá-los.

Temos confiança nos nosso processos e estamos prontos para compartilhar nossas informações com toda a sociedade. Qualidade do ar interno é vida e saúde, queremos ser agentes não só de conhecimento, mas de mudança de hábitos, diz o CEO da milliCare Brasil.

Endereço:Av. Afonso Mariano Fagundes, 270 - Saúde - São Paulo - SP - CEP 04054-000

Associada:

 

Membro:

Copyright © | Todos os direitos reservados. "milliCare" é uma marca registrada da Milliken Services, LLC