Buscar por...

Showrooms de carpetes comerciais, em geral, impressionam pela variedade de estilos disponíveis para seleção. Há opções de cores sólidas, padrões geométricos e designs de inspiração pictórica. Embora o processo de escolha do carpete certo, para seu espaço, possa parecer complicado, existem algumas estratégias que você pode aplicar para chegar à decisão mais adequada.

Tipos de carpete comercial

São diversos os tipos de carpetes que você pode considerar para sua instalação. Cada um deles tem prós e contras a serem observados. O melhor carpete será o tipo que se adapta ao conjunto único de necessidades do seu espaço. O carpete se enquadra nas duas categorias a seguir:

Carpete em placas ou modular – As placas de carpete, também conhecidas como carpete modular, são quadrados de carpete que se interligam ou se alinham para criar uma aparência coesa. O que é ótimo neste tipo de revestimento, é que as placas são pré-dimensionadas e exigirão menos cortes durante a instalação, especialmente se você tiver espaços internos quadrados ou retangulares.

Carpete em rolo – Como o nome indica é comercializado em rolos para ser cortado na medida e necessidade do ambiente. Muitas vezes, tem um custo inicial mais baixo, em comparação com o carpete em placas e está disponível em uma infinidade de cores e padrões diferentes, porque é uma escolha muito popular em instalações comerciais. Mas, é importante ter uma visão de futuro que vai além do custo inicial, da aquisição do revestimento, e considerar sua vida útil e os custos com a manutenção e higienização.

Além disso, o carpete em rolo pode gerar mais resíduos durante a instalação, pois precisa ser perfeitamente dimensionado para o seu ambiente. Também, pode ser mais caro para substituir se estiver danificado, pois o rolo é contínuo, em comparação com as placas de carpete que permitem que você as retire e substitua.

Como escolher um carpete

Existem boas práticas que gestores, FMs e arquitetos devem seguir ao selecionar carpete para uma instalação comercial:

Defina um orçamento – Qualquer projeto deve ter um orçamento correspondente. Seu orçamento deve considerar não apenas o custo carpete, mas também o preço para instalá-lo e qualquer novo equipamento que você possa precisar para mantê-lo ao longo do tempo. Isso pode incluir aspiradores, limpadores e removedores de manchas entre outros.

Foque sua seleção no tipo apropriado de carpete – Como já dissemos, você precisará escolher o carpete em rolo ou em placas. Depois de decidir qual o tipo funcionará melhor no seu espaço, você poderá passar para as partes mais “interessantes” da seleção de carpetes.

Considere a cor – O carpete de cor clara é certamente uma escolha calmante, mas é importante notar que será mais difícil manter sua aparência, em comparação com o carpete de cor mais escura. O carpete escuro tende a mostrar menos sujeira e menos manchas, mas isso não é desculpa para higienizá-lo com menos frequência. Porém, tapetes de cores muito escuras, como preto ou azul marinho, também tendem a mostrar manchas mais facilmente do que os de outros tons e cores. Normalmente, edifícios comerciais recebem tráfego frequente de pedestres, por isso pode ser aconselhável selecionar uma cor mais escura. Certifique-se, também que a cor selecionada se harmoniza com todo o espaço. Em outras palavras, ela se alinha com a pintura da parede, estilo de móveis e outros componentes do ambiente? Evite cores que “atropelem” os demais elementos de design para que você não acabe sendo obrigado(a) a revisar todo o design de interior do seu espaço.

Decida o padrão – Existe uma variedade, aparentemente, infinita de designs de carpetes disponíveis. O tapete de cor sólida sem padrão é clássico, mas pode mostrar um pouco mais de sujeira e manchas em comparação com o tapete estampado com linhas geométricas, ou outro tipo de estampa e cores. Tudo depende da finalidade do espaço. O tapete estampado, por exemplo, oferece uma atmosfera menos relaxante do que um design mais contido. Seja qual for a direção em que você vá, é necessário considerar, além da finalidade do espaço, os padrões de tráfego de pedestres, o cronograma de manutenção necessário e o design do local como um todo.

Defina o plano de cuidados do seu carpete – Antes de comprar e instalar o carpete, você deve ter uma compreensão clara de como mantê-lo. Carpetes bem conservados podem durar décadas. Além disso, o cuidado adequado – metodologia, equipamentos e produtos – mantém a garantia do fabricante. Leia detalhadamente os termos da garantia e se necessário converse com o fabricante sobre as melhores práticas de manutenção. A limpeza com polímeros, como o sistema milliCare, e o encapsulamento de baixa umidade são métodos que comprovadamente utilizam menos água e são extremamente eficazes na remoção de sujeiras e manchas, além de contribuírem para melhoria da qualidade do ar interno. A implementação de planos com este escopo pode realmente ajudar a reduzir a frequência de processos de limpeza mais caros e intensivos, pois não resultam em resíduos “pegajosos” que atraem ainda mais sujeira para o carpete, depois das manutenções. Selecione um prestador de serviços capaz de desenvolver um plano total de cuidados para o seu espaço, levando em conta não só a aparência, como a higienização e longevidade do seu revestimento.

Lembre-se sempre: as escolhas que você faz, hoje, em relação ao seu revestimento de piso têxtil podem afetar seu orçamento e estratégias de manutenção no futuro. Se você estiver interessado em carpetes de rolo ou em placas, seguir as dicas acima pode ajudá-lo(a) a selecionar o carpete que melhorará a estética, o conforto e a saúde dos ocupantes das suas instalações nos próximos anos.

Precisa de mais informações sobre como conservar o seu carpete? Consulte o Guia Oficial ABRITAC – ABIT e converse com nossos técnicos

* Com informações de how to choose a carpet. Whittaker System

Endereço:Av. Afonso Mariano Fagundes, 270 - Saúde - São Paulo - SP - CEP 04054-000

Associada:

 

Membro:

Copyright © | Todos os direitos reservados. "milliCare" é uma marca registrada da Milliken Services, LLC