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A consistência da marca é um elemento essencial de qualquer negócio, principalmente na retenção de clientes. Quando consumidores, usuários e, inclusive, colaboradores visitam suas filiais, em qualquer ponto da cidade ou do país, sabem exatamente o que esperar do ambiente. Este é um ponto estratégico que integra a identidade da marca, reflete a cultura da organização, influindo diretamente na reputação da empresa. E, quando se fala em ambientes, a responsabilidade cabe aos gestores de facilities que devem administrar mais esta métrica.

Para oferecer uma experiência de marca consistente e positiva em todo o seu portfólio de espaços, considere a parceria com prestadores de serviços que se preocupam, não apenas em criar ambientes de trabalho saudáveis e atraentes, mas também em fortalecer sua marca e proteger seu investimento em ativos.

Prestadores de serviços, principalmente na área de manutenção, têm mais impacto na consistência da marca – e no custo para mantê-la – do que muitas empresas podem imaginar. Por exemplo, como já comentamos conteúdos anteriores, imagine que você compra as mesmas cadeiras para o saguão de cada uma de suas filiais. Em uma delas, o prestador de serviços de higienização de têxteis, realiza a limpeza com produtos inadequados e acaba danificando permanentemente a maioria ou apenas alguns dos estofados. A solução, portanto, é substituir as cadeiras inutilizadas. Mas, quando você tenta encomendá-las, descobre que aquele determinado modelo não é mais fabricado. Para manter a consistência, você será obrigado(a) a dar um golpe inesperado no seu orçamento e remobiliar cada saguão das suas filiais ou sedes.

Não vale o risco. Para evitá-lo, contrate prestadores de serviços que usem processos e equipamentos corretos e eficientes e estejam engajados no seu esforço de consolidação da consistência da sua marca e proteção dos seus ativos.

Sugerimos o seguinte checking list para avaliação e contratação da prestação de serviços de manutenção terceirizados.

1. Identifique prestadores de serviços que tenham protocolos bem definidos e comprovação do treinamento da mão de obra.

Quando se trata de consistência, você quer ter a certeza de que cada técnico da sua prestadora de serviços fará um trabalho de alta qualidade. Ao avaliar o parceiro mais adequado, faça perguntas sobre como os técnicos são treinados: o protocolo está bem documentado? Como é aplicado? Os técnicos recebem atualizações para aprimorar suas habilidades? As respostas a essas questões são fundamentais para determinar a uniformidade da qualidade do trabalho executado em todos os seus sites.

2. Preste atenção aos uniformes, apresentação e comportamento dos técnicos.

Um bom sinal de que um prestador de serviços poderá se preocupar com a consistência da sua marca é a consistência com que se preocupa com a própria marca. Alguns critérios são verificar se os veículos de transporte dos colaboradores estão em bom estado e trazem a identificação da empresa, se estão uniformizados, com peças em bom estado, tornando-os facilmente reconhecíveis, e demonstram segurança e nível desejável de profissionalismo.

Não se engane: seus colaboradores, clientes, fornecedores e visitantes regulares perceberão se os técnicos de um prestador de serviços parecerem desqualificados ou desinteressados. Técnicos que se vestem corretamente para suas funções e usam crachás, se necessário, transmitem segurança e profissionalismo.

3. Verifique os produtos e equipamentos utilizados pelo prestador de serviços em seus processos.

Como gestor, você não é obrigatoriamente especialista em todas as áreas de manutenção dos seus espaços. Portanto, cabe a cada um dos prestadores de serviços especificarem suas metodologias e processos. Na área de limpeza de têxteis – carpetes e estofados, por exemplo – é obrigatório exigir a relação de produtos e a descrição do processo de trabalho.

Muitos prestadores de serviços tentam economizar tempo da maneira errada, fornecendo uma “limpeza extrema”, que pode parecer impecável, a princípio, mas que fará com que a sujeira reapareça rapidamente, se produtos químicos agressivos ou equipamentos e processos inadequados forem usados. Verifique os produtos utilizados e faça sua própria pesquisa. Para produtos você deve consultar o site da ANVISA e verificar se estão registrados. Para equipamentos, no caso da limpeza de têxteis, a melhor fonte é o Guia de Manutenção de Tapetes, Carpetes e Capachos da ABRITAC – associação dos fabricantes de têxteis para pisos.

4. Examine as credenciais do seu candidato.

Hoje, mais do que nunca, certificações importam. Elas atestam a capacidade dos processos das empresas nos quesitos de sustentabilidade, qualidade e excelência.

Se você está avaliando prestadores de serviço de higienização de têxteis, a milliCare oferece as melhores credenciais. Temos o Green Seal (Selo Verde) que garante a sustentabilidade da nossa metodologia e a Certificação LEED que atesta que nosso sistema contribui para empreendimentos candidatos a LEED-EBOM, conferida a Operação e Manutenção de Edifícios Existentes.

Contamos também com a aprovação do CRI – Carpet and Rug Institute – que trata da eficiência e melhoria constante do processo de limpeza de carpetes, incluindo aspiradores, extratores e soluções de limpeza.

5. Solicite um contato central.

Se você tiver operações em muitos locais diferentes, procure um prestador de serviços com um portfólio gerenciado centralmente. Dessa forma, você terá uma pessoa para entrar em contato para todas as suas necessidades de múltiplos sites. Isso significa, menos tempo ao telefone ou tentando falar com inúmeros representantes, quando você tem apenas uma pergunta, deseja uma cotação ou precisa de um serviço inesperado.

Se você precisa de um parceiro para higienização de têxteis: carpetes e estofados, converse com nossos técnicos. A milliCare preenche todos os requisitos acima. Entendemos a necessidade de higienização, saúde e produtividade dos colaboradores, proteção de ativos, sustentabilidade e estamos prontos para apoiar gestores de facilities em agregar consistência às suas marcas em todos os seus sites.

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