Buscar por...

A qualidade do ar interno (QAI) é uma preocupação crescente entre os gestores de FM e por boas razões. A Fundação Nacional de Educação Ambiental norte-americana relata que a economia dos EUA perde mais de US $ 10 bilhões por ano devido, a problemas como doenças, alergias e produtividade reduzida dos colaboradores, provocados pela QAI ruim.

Embora alguns fatores que afetam a QAI estejam fora do controle dos facilities – clima ou incêndios florestais regionais, por exemplo -, existem muitos determinantes que eles podem monitorar, combater ou mitigar. Vamos analisá-los.

Danos sutis causados pela água – Grandes enchentes podem danificar um edifício, é claro, mas também eventos menores relacionados à água. Vazamentos no encanamento ou nos dutos do ar condicionado, por exemplo, podem causar o crescimento de mofo e bactérias.

Reparos e reformas – Ao modificar a estrutura de um edifício, você inevitavelmente libera partículas que não foram “perturbadas” desde a construção. Além disso, os trabalhadores da obra podem trazer contaminantes externos para o ambiente interno em suas roupas, ferramentas, sapatos ou materiais.

Rotinas de limpeza inadequadas – Ativos mantidos de maneira inadequada como carpetes, tapetes e estofados, por exemplo, e limpezas irregulares com metodologias e produtos impróprios podem prejudicar a QAI.

Aquisição de novos ativos – Mobiliário novo, revestimentos e outros materiais podem afetar a qualidade do ar interno, liberando compostos orgânicos voláteis, que podem causar reações físicas negativas em alguns colaboradores.

Defeitos de construção – Defeitos em edifícios, como vazamentos nas janelas ou no telhado, ou sistemas AVAC mal projetados podem dificultar a manutenção da QAI adequada.

Superando as armadilhas da QAI de maneira sistemática, prática e acessível

Ao estudar todos os fatores que afetam a qualidade do ar interno, os facilities podem se perguntar como podem fazer a diferença. A resposta é através da aplicação consistente das melhores práticas saudáveis ​​da QAI. Por exemplo:

  1. Leve sempre a sério as reclamações dos ocupantes do seu espaço. Se várias pessoas fizerem a mesma reclamação, é muito provável que seja um problema real – mesmo que não esteja diretamente ligado a QAI. Investigue.
  1. Insista para que suas equipes de limpeza internas ou terceirizadas usem aspiradores com filtros HEPA e soluções, produtos e metodologias seguras e aprovadas.
  1. Pergunte sobre compostos orgânicos voláteis ao comprar móveis, instalar pisos ou outros materiais no seu espaço. Muitos fornecedores conhecem os níveis de VOC de seus produtos e podem compartilhar estudos e pesquisas científicas.
  1. Entre em ação imediatamente ao detectar qualquer tipo de problema de umidade.

Os facilities também devem manter uma lista de parceiros capazes de ajudar no esforço da melhoria da qualidade do ar interno dos edifícios que administram. A milliCare, por exemplo, foca sua expertise em contribuir nesta tarefa. Quando desenvolvemos planos, programas e sistemas de limpeza profunda para os têxteis de nossos parceiros, nos concentramos em deixar as fibras sem manchas e remover contaminantes para que não voltem a circular no ar.

Nossa metodologia de limpeza a seco de carpetes ajuda a reduzir o risco de mofo e bolor que podem ser um problema na lavagem dos revestimentos pelo método com extração com água. Isso porque utilizamos um procedimento de limpeza à base de polímero seco patenteado que demonstrou reduzir os poluentes transportados pelo ar em até 99%.

Ao mesmo tempo, o comprovado sistema de barreiras de contenção, de três estágios, que desenvolvemos ajuda a impedir que detritos e poluentes entrem nos edifícios. Ao manter os detritos pesados como terra ou areia, que se aderem as solas dos sapatos, do lado de fora, nosso sistema de barreiras de contenção torna o controle da QAI mais fácil.

Mais e mais, a importância de um ambiente saudável entra na pauta das organizações, não só para a proteção da força de trabalho, mas até como métrica de valorização das empresas – ESG. E a manutenção de um ambiente saudável e seguro começa obrigatoriamente pela qualidade do ar interno.

Converse com nossos técnicos para saber mais como a milliCare pode ajudar nesta jornada.

Endereço:Av. Afonso Mariano Fagundes, 270 - Saúde - São Paulo - SP - CEP 04054-000

Associada:

 

Membro:

Copyright © | Todos os direitos reservados. "milliCare" é uma marca registrada da Milliken Services, LLC