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Higienização a seco na Shell do Brasil concorre ao prêmio ABRAFAC 2021

 

Caso de sucesso é multiplicado em diferentes sites no Brasil, surpreende áreas de sustentabilidade e governança da multinacional e ganha projeção global, com expressivos ganhos em sustentabilidade e melhora na qualidade de vida dos colaboradores

Adotar um sistema inovador para limpeza e manutenção de revestimentos têxteis de pisos, preservando conforto térmico e acústico, bem como implementar uma prática compatível com os conceitos de ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), prioritários no compliance da Shell Brasil Petróleo, foi o desafio da Site Manager Brasil, Ana Claudia Machado, quando optou por um sistema de higienização a seco dos revestimentos têxteis nos escritórios da companhia no Brasil. O trabalho foi iniciado em 2018.

A executiva de facility management (FM) revela que contribuir com a saúde e o bem-estar dos funcionários faz parte dos valores da Shell e, na busca por possibilidades que oferecessem resultados superiores aos apresentados pelos métodos tradicionais de limpeza à base de água, foi apresentada ao sistema milliCare. Nesse sentido, segundo a executiva, uma solução que prometia eliminar até 99% dos microrganismos, avalizada não só por fabricantes de tapetes e carpetes, como por médicos e cientistas brasileiros e estrangeiros, chamou a atenção de imediato.

Para Ana Machado, a expectativa de oferecer mais qualidade de vida aos colaboradores já seria um ganho, mas o sistema da milliCare acenava para vantagens ainda maiores em sustentabilidade, com expressiva economia de recursos hídricos e eletricidade, o que foi definitivo para a escolha de testar a solução em um dos escritórios da Shell no Rio de Janeiro. Ela conta que o primeiro passo foi um planejamento definido por áreas de tráfego, atendendo as normas vigentes no País.

De acordo com a profissional, que está há 8 anos à frente da área de facilities da Shell, os resultados iniciais foram tão satisfatórios (significativa melhora do ar, comprovada eliminação de fungos e bactérias, 85% de redução no consumo de água e luz) que surpreenderam, inclusive, a área de sustentabilidade global da companhia. O sucesso na primeira implementação levou à expansão da metodologia para outros sites brasileiros da empresa.

Reconhecimento global

A organização entendeu que uma solução “quick win” (de fácil implementação) e sustentável a ponto de minimizar a emissão de gases do efeito estufa, como o carbono, deveria ser multiplicada, ressalta Ana Machado, que é engenheira civil e PHD em administração de empresas e engenharia industrial.

Além disso, a pedido das áreas globais de Sustentabilidade e HSSE (Health, Safety, Security and Environment) para Real Estate, da Shell, a experiência no Brasil foi tema de postagem no Yammer e apresentada à operação global, por compactuar com uma nova linha de ação da corporação, chamada “Small Acts, Big Impacts”,  “nesse cenário, a revisão de pequenas coisas do dia a dia do gerenciamento de facilities resultou em grandes benefícios à Shell como um todo, apoiando a cultura corporativa e a política ESG, afirma.

Eficiente no combate à Covid-19

Ela acrescenta que o início da pandemia da Covid-19 acelerou as pesquisas em torno da usabilidade do carpete e os estudos comprovaram que a metodologia a seco, com o uso do polímero milliCare, eliminava inclusive o corona vírus, tornando pisos revestidos por tecidos mais seguros que os cerâmicos, porcelanatos e outras superfícies.

Segundo a site manager, apostar em inovação não é sinônimo de investimentos altos e o caso da Shell mostra que uma simples mudança de processos pode resultar numa experiência muito mais eficiente e sustentável, que merece ser compartilhada. É por isso que, pela segunda vez, Ana Machado é uma das concorrentes ao prêmio ABRAFAC, que reconhece iniciativas na área de facilities com impactos positivos na operação das empresas no Brasil e no mundo.

Referência para o setor

Acredito que minha contribuição com o setor de facilities será relevante no momento em que os aspectos sustentáveis deixaram de ser diferenciais para integrarem a governança corporativa como valor intangível da marca. Num cenário onde a preservação do meio ambiente está acima do custo ou da técnica, estratégias que associem o melhor dos dois mundos – sustentabilidade e custo x benefício – fazem todo o sentido nas políticas de value e branding”, destaca.

Para conhecer e apoiar o caso de sucesso da Shell, visite https://bit.ly/3yugSUv

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