Buscar por...

A Green Building Week é um evento que teve início em 2017 e é realizado anualmente pelo GBC Brasil. Este ano, a GBW21 – Qualidade do Ar nas Construções – fez parte do evento global do Programa Better Places for People do WorldGBC, o Better Places for People Webinar Series. A série de palestras trouxe conteúdo sobre os diversos assuntos ligados à qualidade do ar nas construções, para fomentar as boas práticas de gestão e a atuação sustentável no setor de construção civil brasileira.

Neste contexto, Paulo Jubilut, CEO da milliCare e coordenador do Guia ABRITAC, Comitê de tapetes e carpetes ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – foi convidado para contribuir, com uma equipe de especialistas, para relatar o trabalho que está sendo realizado para provar que, ao contrário do que foi por muito tempo divulgado, carpetes e têxteis, quando corretamente mantidos, são grandes aliados da qualidade do ar interno.
O Guia ABRITAC tem como objetivo como estabelecer padrões e métodos de limpeza e manutenção de tapetes, carpetes e capachos.
“A crise sanitária, levantou uma discussão muito necessária e postergada por fabricantes, usuários de carpetes e até pela indústria de limpeza. O momento em que a pandemia atingiu o país e começaram a circular notícias sobre revestimentos têxteis, como agentes da proliferação do vírus e recomendações para retirá-los, foi crucial para examinar e desmitificar uma longa lista de conceitos errôneos sobre revestimentos têxteis para pisos que vêm sendo construída, particularmente ao longo da última década.

Procuramos, então, o Comitê de Tapetes, Carpetes e Capachos da ABIT, que imediatamente acolheu e chancelou a criação de uma Câmara Técnica de Revestimentos de Pisos Corporativos e Residenciais com a missão para elaborar um Guia Técnico de Manutenção e Limpeza desses revestimentos. O objetivo é normatizar procedimentos de higienização e manutenção de tapetes, carpetes e capachos que será a referência da indústria e gestores e para a qualificação do prestador de serviços”, conta Jubilut.

A iniciativa, cuja coordenação está sob responsabilidade da milliCare Brasil, conta com a participação de um time multidisciplinar de fabricantes de revestimentos têxteis, arquitetos, empresas de manutenção e limpeza, de ar condicionado, pesquisadores da USP, profissionais de engenharia e tecnologia (eTICs e IoT), especialistas em controle da qualidade ambiental interna e representantes da ABRAFAC, Abralimp e ASBEA.

Na área científica juntaram-se, a esta jornada, pesquisadores internacionais que alinhados com os estudos sobre a capacidade de disseminação do COVID-19, estudam sua ação em superfícies porosas.

A apresentação da milliCare na Green Building Week, atesta os benefícios das superfícies têxteis, quando corretamente mantidas em duas linhas de pesquisa. Primeiro, a real influência de tapetes e carpetes na qualidade do ar interno e consequentemente nas doenças respiratórias e, segundo, as propriedade virucidas do sistema milliCare.

Encerrando, um estudo de caso da Shell do Brasil valida os benefícios do sistema milliCare.

Veja o painel na integra, aqui: https://bit.ly/3tCefgs

Precisa saber mais? Nossos especialistas estão à sua disposição, assim como nossos palestrantes.

Fale conosco

Endereço:Av. Afonso Mariano Fagundes, 270 - Saúde - São Paulo - SP - CEP 04054-000

Associada:

 

Membro:

Copyright © | Todos os direitos reservados. "milliCare" é uma marca registrada da Milliken Services, LLC