Buscar por...

2020 será lembrado por muitos motivos, a maioria negativos, mas, com certeza, foi o ano dos desinfetantes. Pessoas e empresas travaram guerra contra o COVID-19 com máscaras, distanciamento social e os desinfetantes foram outra arma fundamental nessa batalha. Que continua em 2021 e, provavelmente por mais algum tempo depois.

No início da pandemia, os produtos desinfetantes podiam ser difíceis de encontrar à medida que a demanda aumentava e muita gente, até prestadores de serviços de limpeza, compravam o que estava disponível. Mas a consciência pública aumentou, com o tempo, e informações e pesquisas divulgadas tornaram a escolha e uso desses produtos mais assertiva. É importante buscar um produto que seja seguro e eficaz.

Mas como fazer esta escolha ou avaliar os produtos que estão sendo usados pelo seu prestador de serviços de limpeza.

O que você deve ter em mente ao avaliar a aplicação de um desinfetante:

  • Nem todos os produtos são aprovados para uso para todos os patógenos. Para uso na luta contra COVID-19, verifique no site da autoridade sanitária os produtos que eliminam o coronavírus SARS-CoV-2, se usados de acordo com as instruções do rótulo.
  • Preste atenção ao “tempo de permanência” – o período de tempo que o desinfetante deve permanecer na superfície tratada para ser eficaz. O rótulos dos produtos notificados na ANVISA trazem esta especificação.
  • Nunca se esqueça que a desinfecção é um processo em duas etapas: primeiro a limpeza e depois a desinfecção. Aplicar um desinfetante em uma superfície suja pode diminuir a sua eficácia. Limpar, primeiro, ajuda a garantir que o desinfetante alcance e tenha desempenho adequado em cada centímetro da superfície na qual é aplicado.
  • Cuidado com a abordagem “mais é melhor” – a aplicação excessiva de desinfetantes pode ter um impacto negativo na saúde dos ocupantes do espaço, no meio ambiente e no seu orçamento. Certifique-se que está sendo usado apenas o que é preciso para cumprir o objetivo.
  • Reserve um tempo para estudar os rótulos dos produtos que estão sendo usados e suas fichas técnicas antes de selecionar/autorizar um produto desinfetante. Alguns produtos químicos desinfetantes têm um nível mais alto de toxicidade e impacto ambiental negativo.

É fundamental avaliar o impacto que a escolha de desinfetante terá em suas instalações, também. Quando a pandemia começou, muitas empresas de limpeza introduziram, imediatamente, serviços de desinfecção. No entanto, a milliCare Brasil estava comprometida em implementar um protocolo que atendesse a biossegurança de seus clientes, ao mesmo tempo em que protegesse seus ativos. Para isso, reuniu um time de químicos e técnicos em carpetes que, em quarenta e cinco dias, analisou produtos e processos, testou e comprovou com laudos de laboratório a eficiência do seu novo sistema.

Nossa pesquisa descobriu que muitos produtos químicos desinfetantes podem interferir na resistência às manchas em têxteis em geral, tanto carpetes quanto estofados, danificando-os permanentemente.

O que mais nossos testes comprovaram:

  • Alguns produtos químicos, à base de cloro, como alvejantes, podem danificar as fibras do carpete e alterar suas cores.
  • Desinfetantes com química de amônio quaternário podem interferir nas cores, manchar ou amarelar o carpete. Esses produtos químicos podem se acumular com aplicações repetidas e se tornarem difíceis de remover.
  • Os desinfetantes podem incluir agentes umectantes, surfactantes (sabões) e outros ingredientes que deixam resíduos e aumentam a sujeira se não forem completamente removidos.

A milliCare Brasil selecionou cuidadosamente um produto desinfetante para uso hospitalar – notificado na ANVISA – que reúne características antioxidantes, não corrosivas, inodoras e anti-inflamáveis. O processo consiste na micro aplicação do desinfetante diretamente no carpete com equipamento específico, seguido de escovação para que o produto atinja profundamente as fibras e do tempo necessário – especificado pelo fabricante – para sua ação. Após dez minutos, da finalização do processo, o ambiente está desinfetado, seco e pronto para ser utilizado.

Os desinfetantes continuarão a ser uma ferramenta importante contra COVID-19 e outros patógenos. Mas para gestores(as) que desejam priorizar a segurança dos ocupantes de seus espaços e preservar seus ativos, é vital não apenas conhecer os desinfetantes que estão sendo aplicados pelos prestadores de serviços de limpeza e desinfecção, como também a maneira como estão sendo usados.

Converse com nossos técnicos para conhecer nossa metodologia de desinfecção de têxteis e como podemos ajudá-lo a proteger suas pessoas e o seu patrimônio.

Endereço:Av. Afonso Mariano Fagundes, 270 - Saúde - São Paulo - SP - CEP 04054-000

Associada:

 

Membro:

Copyright © | Todos os direitos reservados. "milliCare" é uma marca registrada da Milliken Services, LLC