Buscar por...

A limpeza e higienização de estofados é um tema que vai muito além da questão meramente estética: ela afeta diretamente a saúde e bem-estar das pessoas.

Conceitos ultrapassados sobre o papel dos têxteis – carpetes, tapetes, cortinas e estofados – como agentes de doenças respiratórias e alergias já foram contestados por pesquisas científicas. Ao contrário, está comprovado que os têxteis são poderosos aliados da qualidade do ar interno porque funcionam como “filtros” que retém a sujeira e partículas nocivas à saúde. Porém como qualquer filtro devem ser limpos periodicamente para não “entupirem” e, aí, tornarem-se um perigo para saúde.

Mas esta é a questão: limpar, como? Quais os produtos e metodologias são realmente eficientes? E, com a chegada, inesperada, de uma pandemia de proporções globais, mais uma pergunta: como desinfetar?

Existem no mercado, milhares de prestadores de serviços de limpeza de estofados que prometem os mesmos resultados: retirada das manchas e sujeira, eliminação de ácaros, aparência de novo. Mas entregam?

O que é preciso considerar na contratação de serviços de limpeza de estofados? Quais as “caixinhas” seu prestador de serviços de limpeza de estofados precisa preencher?

1. Restauração da boa aparência
2. Higienização, a “limpeza do filtro”
3. Preservação do revestimento, não comprometendo sua vida útil.
4. Agilidade, o que significa rapidez no processo de limpeza e secagem, item fundamental, especialmente nos ambientes corporativos.
5. Técnicas de desinfecção comprovadas e seguras.

Não é uma conta fácil de fechar. A maioria dos prestadores de serviços entregarão dois ou três dos cinco pré-requisitos fundamentais ou nem isso. Porque a limpeza de estofados é a soma de equipamento, produtos e mão de obra especializada, o tripé dos padrões tecnológicos internacionais que a milliCare adota.

Vamos, então, analisar a solução correta para cada um dos pré-requisitos.

Restauração da boa aparência

A maioria dos processos disponíveis são capazes de restituir a boa aparência do estofado no primeiro momento. Mas é necessário saber e os produtos utilizados são registados na autoridade de saúde, seguros para a saúde das pessoas e garantem a integridade do próprio tecido. Produtos e técnicas agressivas podem levar ao desgaste prematuro do revestimento ou até mesmo danificá-lo durante o processo.

Higienização

O processo de higienização de carpetes e tecidos é diferente. Carpetes e tapetes são constituídos por “pelos”, enquanto os estofados – tecidos – são confeccionados por fios. O método milliCare utiliza uma mistura pressurizada de ar e solução de limpeza, injetada no tecido, com equipamento específico, que tem a capacidade de esfregar as fibras individualmente e remover os detritos. A solução – juntamente com qualquer sujidade, poluentes ou manchas – é extraída simultaneamente. Dessa forma, nem o tecido nem a espuma ficam encharcados e o estofado está pronto, em duas horas, para ser utilizado. Obviamente, um processo como este exige mão de obra extremamente especializada e, portanto, treinada.

Preservação da vida útil do revestimento

Cadeiras, sofás e poltronas fazem parte do patrimônio das pessoas e em nível corporativo podem ter significado um investimento relevante. Um sistema de higienização adequado poderá prolongar a vida útil dos seus revestimentos ao ponto de somente ser necessário trocá-los em caso de redecoração do espaço ou, simplesmente porque saíram de moda. Uma proteção extra para o caixa das empresas e para as contas das famílias.

Agilidade

Rapidez. Este é um ponto crucial especialmente em ambientes corporativos. Duas horas é apenas o período necessário para os estofados estarem disponíveis para uso, completamente secos, sem o risco do aparecimento de mofo ou a desagradável sensação de umidade no contato.

Desinfecção

Esta é a etapa final adicional, a ser aplicada após processo de higienização milliCare. A finalidade é fazer a desinfeção eficiente e segura dos estofados.

A milliCare utiliza a Biguanida Polimérica (PHMB) como o seu agente de desinfecção, elemento de última geração em limpeza, referência em uso no exigente ambiente hospitalar. Suas principais vantagens:

  • Não ser oxidante
  • Ter pH neutro na aplicação
  • Não ser inflamável
  • Nenhum odor durante e depois da aplicação
  • Validado e registrado na Anvisa
  • Utilização em qualquer superfície
  • Processo “almost dry”, por micro gotículas (µl/cm2) com ação e secagem em minutos
  • Seguro para pessoas/animais

Trata-se de um processo que preserva e faz a desinfecção de estofados, deixando-os totalmente livres de fungos, bactérias e vírus – inclusive os chamados vírus envelopados como HIV, Hepatite, Influenza e o Covid-19.

Mas, não é um processo de ação prolongada e, sim, pontual, portanto, não garante – como nenhum outro pode garantir – uma contaminação futura. Porém, se utilizado dentro de um ciclo permanente de manutenção como é feito em hospitais, reduz consideravelmente os riscos de infecção.

Pronto! Você já encontroou o prestador de serviços de serviços de limpeza de estofados que preenche as 5 caixinhas sobre as quais falamos lá em cima. Fale com nossos técnicos para planejarmos o melhor tipo de manutenção para os seus.

Endereço:Av. Afonso Mariano Fagundes, 270 - Saúde - São Paulo - SP - CEP 04054-000

Associada:

 

Membro:

Copyright © | Todos os direitos reservados. "milliCare" é uma marca registrada da Milliken Services, LLC