Buscar por...

Após o lockdown e quarentena, não foram poucas as empresas que descobriram que seu espaço estava tomado pelo mofo. Com a proximidade do final do ano, perspectiva de férias coletivas e recesso, veja como proteger seu espaço, colaboradores e clientes contra este problema.

A tendência de gestores, principalmente de pequeno e médios negócios é simplesmente desligar os sistemas de iluminação e, portanto, o AVAC – sistema de aquecimentoventilação e ar condicionado – em favor de uma economia de caixa, que, porém, não funciona exatamente assim.

A realidade é que locais escuros, sem controle de temperatura, por períodos médios ou longos podem resultar em problemas na forma do aparecimento do mofo.

Não apenas a falta de ar circulante e luz contribui para o crescimento de fungos, mas pequenos vazamentos de água podem se espalhar rapidamente sem a manutenção diária.

Antes de reabrir seu espaço depois do recesso de fim de ano ou férias coletivas, reserve um tempo para examiná-lo e procurar por quaisquer indicadores possíveis de crescimento de fungos. Mesmo que você não tenha desligado o ar e mantido o equipamento AVAC funcionando na capacidade mínima, pequenos vazamentos de água ou outros tipos de acúmulo de umidade ainda podem ter criado um ambiente propício ao surgimento de mofo.

O que torna o mofo tão prejudicial à saúde das pessoas e ao caixa das empresas?

Em primeiro lugar, a eliminação de fungos não é apenas cara, mas também normalmente, requer que as pessoas desocupem o espaço. Em outras palavras, você pode estar mandando de volta para casa, colaboradores, assim que eles retornam. O que pode prejudicar a confiança na capacidade da empresa em oferecer um espaço seguro e acolhedor. Isso vale, obviamente para os clientes também.

Mesmo depois da eliminação do mofo por especialistas, você ainda deve monitorar cuidadosamente a situação para evitar que ele retorne. Especialmente, porque as pessoas estão, compreensivelmente, preocupadas com sua saúde, higiene e bem-estar, colaboradores e clientes não querem permanecer em um estabelecimento comercial ou corporativo potencialmente prejudicial à sua saúde. A sensibilidade a fungos na população, em geral, é estimada em até 10%, o que significa que um número significativo de seus colaboradores e clientes pode ter problemas.

Algumas pessoas podem ser muito sensíveis até mesmo a pequenas quantidades de esporos de fungos. Quando respiram partículas mofadas, podem respirar, tossir, ou se engasgar. Atualmente, todos estes indicadores podem confundir uma reação alérgica com algo muito diferente e mais alarmante.

Quando a limpeza e o mofo “andam de mãos dadas”

Mesmo que você não tenha notado nenhum mofo nas suas instalações até agora, é importante considerar se o tipo de limpeza de têxteis, particularmente de carpetes, que você adota pode “abrir a porta” para o problema. Especificamente, se você optar por um método de limpeza por extração com água, poderá estar provocando o surgimento do mofo, sem querer, especialmente se as equipes de limpeza não usarem métodos de secagem adequados. Embora a maior parte da água seja sugada e drenada, o carpete pode permanecer úmido, proporcionando o aparecimento do mofo, embora tenha sido tecnicamente limpo.

Contornando a questão do mofo para sempre

Como proteger sua empresa, seus colaboradores e seus clientes contra os efeitos do mofo e, ao mesmo tempo, garantir que seu carpete permaneça limpo?

Veja algumas dicas.

1. Compreenda o processo de limpeza do carpete que o seu fornecedor oferece.

Talvez você tenha realizado uma concorrência para limpeza do carpete, mas não tenha especificado o método. Descubra se é por lavagem ou a seco. Não se esqueça que o método bonnet cancela a garantia do fabricante e leva a um desgaste mais rápido do carpete.

Seja objetivo no seu questionamento. Certifique-se que o método é certificado pelo CRI – Carpet and Rug Institute – com produtos registrado na ANVISA. Mais ainda, que estas certificações podem ser comprovadas nos sites das entidades.

2. Mantenha as luzes e o ar condicionado ligados na potência máxima.

Se seus carpetes forem limpos por qualquer método que envolva água, mantenha as luzes e o AVAC ativados até que todas as fibras estejam completamente secas.

Se os seus carpetes forem limpos a seco, mesmo assim, vale a pena monitorar o ar em seu ambiente. Mantenha os níveis de umidade baixos – menos de 50% – para evitar o crescimento de mofo. A ação de um desumidificador em conjunto com seu ar condicionado pode ajudar a manter a umidade baixa.

3. Use ventiladores

Novamente, se você escolher qualquer método de limpeza úmida para o carpete, peça ao seu fornecedor para deixar ventiladores nas áreas tratadas durante toda a noite. A última coisa que você quer é que eles removam os ventiladores antes que o carpete esteja completamente seco – não apenas a superfície.

4. Comunique-se

Finalmente, para vencer esta batalha, mantenha linha de comunicação aberta com usuários do seu espaço, equipes de limpeza e de segurança para receber alertas ao menor sinal da presença do mofo. Quanto melhor você se comunicar, melhores serão os resultados.

*Baseado no artigo de Brian Miller, especialista em suporte operacional da milliCare Floor & Textile Care, para business.com

Endereço:Av. Afonso Mariano Fagundes, 270 - Saúde - São Paulo - SP - CEP 04054-000

Associada:

 

Membro:

Copyright © | Todos os direitos reservados. "milliCare" é uma marca registrada da Milliken Services, LLC