Buscar por...

O aspirador é um equipamento importante nos ambientes corporativos, pois contribui para espaços mais limpos e saudáveis, desde que sua atividade tenha uma rotina programada pelo plano de manutenção do carpete, que deve ser definido desde instalação. Na verdade, a aspiração programada e regular remove 80-90% do acúmulo da sujeira seca. Mas, com uma variedade de fabricantes e um número aparentemente infinito de modelos disponíveis no mercado, você pode ter dificuldade em selecionar um novo aspirador para as suas instalações.

Para proteger a aparência do carpete e o investimento realizado na sua aquisição, é necessário selecionar o equipamento certo e seguir as práticas recomendadas.

Selecionando o aspirador correto

Os aspiradores não são uma solução única para todos os ambientes e tipos de carpetes. Embora os aspiradores verticais sejam comumente usados ​​em muitas instalações corporativas, existem outros modelos disponíveis.

Com vários tipos de aspiradores disponíveis e novos modelos lançados a cada ano, pode ser complicado saber se o equipamento que você selecionou tem os recursos necessários para o carpete do seu espaço e se é adequado e ergonômico para o uso dos colaboradores das equipes de limpeza.

Para simplificar o processo, siga estas dicas simples para investir e manter seu novo aspirador.

Certificação

O Carpet and Rug Institute – CRI – associação comercial norte-americana que representa fabricantes e fornecedores de matéria-prima e serviços para a indústria e é, atualmente, a principal fonte de informações cientificas sobre carpetes desenvolveu um programa de selos de aprovação para aspiradores. A entidade concede as classificações Bronze, Silver e Gold, dependendo dos resultados dos testes. O CRI testa aspiradores de uso geral e aqueles que são usados ​​em carpetes com pelo baixo. Procure o símbolo de certificação para saber se seu modelo de aspirador atende aos padrões rígidos de remoção de sujeira, contenção de partículas e manutenção de aparência do seu revestimento. Caso o equipamento não tenha o selo do CRI, você pode questionar o fabricante sobre outros laudos ou testes realizados por parte terceira, idônea e reconhecida, que ateste a eficiência do produto.

Compatibilidade

É importante escolher o equipamento adequado para seu carpete, suas instalações e seus funcionários. Leve em consideração o perfil, a densidade e o tipo de fibra do carpete. Analise a dimensão de suas áreas acarpetadas e os obstáculos que possam dificultar o uso de máquinas, como mobiliário fixo, por exemplo. Considere, também o espaço que tem disponível para armazenamento, e leve em conta a dimensão do equipamento que deverá ser guardado no local. Por fim, pense nas necessidades dos colaboradores que vão operar os aspiradores e peça o feedback deles.

Recursos de remoção de detritos e contenção de poeira

Os aspiradores de hoje têm muitos recursos para atrair os compradores. Mas, no final das contas, o aspirador deve ser capaz de remover e conter, com eficácia, a sujeira e a poeira. Nem mesmo a redução de ruído e os recursos ergonômicos podem compensar o desempenho ruim. Procure um aspirador com filtro HEPA, bolsas descartáveis, alto fluxo de ar, durabilidade e desempenho comercial para garantir que ele possa penetrar adequadamente nas fibras do carpete e remover os contaminantes.

Se precisar de suporte adicional durante o processo de compra, o fabricante do carpete também pode fornecer recomendações sobre os tipos, características e modelos de aspirador mais eficientes com o seu carpete. Outra fonte de Informação poderá ser a ABRITAC – Associação Brasileira dos Fabricantes de Carpetes, Tapetes e Capachos – que, em breve, lançará um guia de manutenção de pisos têxteis corporativos e residenciais. A consideração cuidadosa durante a fase de seleção e compra do equipamento garantirá que você tenha aspiradores de melhor desempenho que vão ajudar a proteger a vida útil do carpete, manter sua boa aparência e, ainda, contribuir para a qualidade do ar interno.

Melhores práticas para aspiração

O planejamento por áreas, aliado aos métodos adequados de aspiração garantem um cuidado eficaz do carpete, economizam tempo e reduzem os custos de mão de obra. Certifique-se de que os funcionários responsáveis ​​pela aspiração sigam as seguintes práticas recomendadas.

1. Estabeleça horários de aspiração de acordo com os padrões de tráfego, condições climáticas e uso das instalações. Certas áreas, como entradas, podem precisar de aspiração diária, enquanto as áreas menos movimentadas podem ser aspiradas algumas vezes por semana para economizar tempo sem sacrificar a aparência.

Durante a aspiração, as escovas e varetas de sucção abrem os tufos do carpete, agitam e soltam a sujeira. Portanto, é importante que os encarregados da limpeza executem movimentos lentos para dar tempo ao fluxo de ar remover os detritos e poeira incrustados. É preciso também que o movimento seja para frente e para trás para garantir a captura da sujeira em toda a área acarpetada.

No caso dos sacos descartáveis não espere que eles estejam cheios para substitui-los. Eles têm que ser substituídos, quando estão ainda pela metade. Um aspirador operando com mais da metade do saco preenchido, perde 80% da eficiência. Os aspiradores são um investimento que a manutenção adequada ajuda a durar mais. Verifique periodicamente se há desgaste nas escovas e correias e substitua-as, conforme necessário e siga as recomendações do fabricante.

Um processo para o carpete mais Limpo

A aspiração diária, ou aspirar várias vezes por semana – de acordo com plano de manutenção – é um poderoso aliado na proteção do carpete e da saúde ambiental. Mesmo que a sujeira não seja aparente, ela está, provavelmente, incorporada nas fibras do carpete e em sua superfície e pode ser removida por aspiração. Seguindo as melhores práticas relacionadas à seleção do aspirador, plano de manutenção, treinamento dos colaboradores e cuidados com o equipamento, você pode maximizar a remoção de sujeira e manter a máquina em boas condições de trabalho ao longo do tempo.

A aspiração faz parte da manutenção de rotina, que é um dos quatro pilares da manutenção do carpete. Para saber mais conheça o Plano Total de Cuidados milliCare e agende uma consultoria com nossos especialistas

Endereço:Av. Afonso Mariano Fagundes, 270 - Saúde - São Paulo - SP - CEP 04054-000

Associada:

 

Membro:

Copyright © | Todos os direitos reservados. "milliCare" é uma marca registrada da Milliken Services, LLC